Evolução das entregas das informações relativas às contas públicas é destaque da palestra de abertura da SECOFEM.

Evolução-das-entregas-das-informações-relativas-às-contas-públicas-é-destaque-da-palestra-de-abertura-da-SECOFEM
A abertura das atividades da XXVI edição da Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), foi marcada pela apresentação da palestra “A importância da Matriz de Saldos Contábeis e do Ranking da Qualidade de informação para o aperfeiçoamento das contas públicas nacionais”, proferida pelo auditor federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Eric Gonçalves.
Durante a apresentação, Eric expôs dados importantes sobre o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Desde 2014, a base de dados já reúne mais de 3 bilhões de registros referentes às informações constantes das declarações do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e Declaração das Contas Anuais (DCA), além das informações consignadas na Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
Entre os anos de 2014 e 2018, a média de entregas realizadas pelos estados, municípios e União foi de 45 mil declarações. O Sincofi experimentou um salto quantitativo de entregas no ano de 2021, quando o número de recebimento de declarações chegou a 82 mil.
O avanço quantitativo demostra o sucesso dessa ferramenta, tanto que o auditor acredita que o êxito poderá ser repetido no ano de 2022. “Em 2022, podemos chegar lá. Ainda estão faltando as entregas das matrizes de encerramento e das DCAs, cujos prazos não venceram”, estima.
O acesso às informações sobre entrega das declarações pode ser realizado pelo site Siconfi em números, no link https://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacao/painel. Essa é uma iniciativa do Tesouro Nacional.
Mudança de paradigma – À medida que os entes passaram a alimentar a base de dados de forma mais efetiva, o Tesouro viu nesse fato a possibilidade de poder contribuir com o serviço prestado e promover a modernização das práticas contábeis no setor público. O Siconfi passou a gerar relatórios como RREO, DCA e RGF para os entes que declaram essas informações dentro dos prazos previstos em legislação.
“Esse é um aspecto fundamental da matriz. Nós tentamos facilitar ao máximo para o ente. A matriz não é apenas um relatório a mais para dificultar e sim para facilitar o trabalho”, afirma.
Para o alcance dessa etapa foi necessário o desenvolvimento de um trabalho muito complexo que foi possível graças à atuação do Tesouro num processo denominado mapeamento, que consiste na construção de regras, tomando como base a MSC. Após o Tesouro aprimorar os balancetes de verificação entregues pelos entes e adicionar alguns indicadores complementares, foi possível ter acesso a informações como recursos recebidos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNAT) ou algo semelhante.
“Não dá para ser puramente contábil….Eu tenho que ter informações adicionais nesse balancete de verificação que possibilitem fazer essa construção”, pondera.
Mas o auditor alerta que a geração desses relatórios somente é possível com a base de dados devidamente alimentada. “O Siconfi tem periodicidade. Não adianta enviar apenas a MSC de dezembro e querer que o Tesouro gere todos os RREOs, não tem como. Tem que ter completude da matriz para gerar os relatórios para os entes”, avisa.
O Tesouro emite os rascunhos dos relatórios e os entes ficam responsáveis por checarem as informações. Esses rascunhos são guardados pelo Tesouro Nacional para a realização de verificações de inconsistências ou análises comparativas.
Ranking – Após atuar para garantir a adesão dos entes e constância da alimentação da base de dados, o Tesouro passou a se empenhar para elevar a qualidade das informações prestadas. Para isso, ele passou a realizar validações no Siconfi. Essa iniciativa alerta aos declarantes sobre falhas nos dados declarados.
O auditor ressaltou que o Siconfi tem validações bloqueantes e de alerta, como forma de forçar o declarante a reavaliar as informações prestadas. “A posteriori, nós fazemos verificações qualitativas, como é o caso do Ranking da Qualidade das Informações, que é um processo educativo”, destaca.
Outro fator contributivo à melhoria da qualidade da informação prestada foi a criação de um Ranking da qualidade das informações contábil e fiscal no Siconfi. Esse ranking mensura a informação prestada sob quatro aspectos: a gestão da informação no Siconfi, os dados contábeis, os dados fiscais e a integração de informações contábeis.
Após sua criação em 2018, os entes apresentaram uma melhora significativa, principalmente entre os anos de 2019 a 2021, conforme ressaltado por Eric Gonçalves. Ele destacou a situação do Rio Grande do Sul, no ano de 2021, que dos 368 municípios, 119 se classificaram com nota A. Isso representa um acerto superior a 95% das verificações aplicadas pelo Siconfi.
Outro destaque do ranking, na mesma data, é o Espírito Santo. Dos 78 municípios, 32 são nota a e 41 são nota B. A classificação B corresponde a um acerto superior a 85% das verificações aplicadas pelo Siconfi.
As informações completas do ranking podem ser acessadas pelo link https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/.
A XXVI Secofem será realizada até a próxima sexta-feira (24), no formato presencial, no auditório do Instituto Sezerdello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). O evento tem como objetivo reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em Demonstrativos Fiscais e em outros assuntos afins no âmbito Estadual e Municipal.
Fonte: CFC – Conselho Federal de Contabilidade

Compartilhe:

Política de Privacidade

A privacidade dos visitantes do nosso site é extremamente importante para nós. Esta política de privacidade documenta os tipos de informações pessoais que são recebidas e coletadas por nosso site, como essas informações são utilizadas e os direitos dos visitantes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Estamos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), que regulamenta o tratamento de dados pessoais e assegura os direitos fundamentais de privacidade e liberdade dos indivíduos.

Quando você visita nosso site, podemos coletar e armazenar certas informações pessoais que você voluntariamente nos fornece, como nome, endereço de e-mail, número de telefone, informações de contato e outras informações relevantes para os serviços que oferecemos.

As informações pessoais que coletamos são utilizadas exclusivamente para os seguintes propósitos:

  1. Fornecer e personalizar os serviços solicitados por você;
  2. Responder a suas perguntas, dúvidas ou solicitações de informações;
  3. Processar transações, quando aplicável;
  4. Enviar informações relacionadas aos nossos produtos, serviços e atualizações;
  5. Aprimorar a experiência de navegação e o desempenho do site;
  6. Cumprir obrigações legais ou regulatórias.

Não compartilharemos suas informações pessoais com terceiros sem o seu consentimento, exceto quando exigido por lei ou por ordem judicial.

Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação. Os cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu dispositivo quando você visita nosso site. Esses cookies nos ajudam a entender como você utiliza o site, quais páginas você visita com mais frequência e personalizar o conteúdo de acordo com os seus interesses.

Você pode controlar ou desabilitar o uso de cookies nas configurações do seu navegador. No entanto, é importante ressaltar que algumas funcionalidades do site podem ser afetadas caso você opte por desativar os cookies.

Tomamos medidas de segurança adequadas para proteger suas informações pessoais contra acesso não autorizado, divulgação ou destruição. Implementamos medidas técnicas, administrativas e físicas para garantir a segurança dos dados que coletamos e armazenamos.

De acordo com a LGPD, você tem os seguintes direitos em relação aos seus dados pessoais:

  1. Confirmar a existência de tratamento de dados pessoais;
  2. Acessar seus dados pessoais;
  3. Corrigir dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  4. Anonimizar, bloquear ou eliminar dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a lei;
  5. Solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa;
  6. Eliminar seus dados pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto nos casos previstos em lei;
  7. Obter informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais compartilhamos seus dados;
  8. Revogar o consentimento para o tratamento de dados pessoais, quando aplicável.

Reservamo-nos o direito de fazer alterações nesta política de privacidade a qualquer momento, a fim de adequá-la a eventuais atualizações legais ou regulatórias. Quaisquer mudanças significativas serão comunicadas por meio de uma notificação em nosso site.

Última atualização: 19/07/2023.

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre nossa política de privacidade ou sobre como seus dados pessoais estão sendo tratados, entre em contato conosco através dos canais fornecidos em nosso site.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.