Quadrante Mágico para Plataformas de Analytics e Business Intelligence

Os líderes de dados e análises devem usar plataformas de análise e BI para apoiar as necessidades de TI, analistas, consumidores e cientistas de dados. Embora a integração com ecossistemas de nuvem e aplicativos de negócios seja um requisito de seleção fundamental, os compradores também precisam de plataformas para oferecer suporte à abertura e interoperabilidade.

Definição/Descrição do Mercado

As plataformas de Analytics e Business Intelligence (ABI) permitem que usuários técnicos, incluindo pessoas de negócios, modelem, analisem, explorem, compartilhem e gerenciem dados, além de colaborar e compartilhar descobertas, habilitadas pela TI e aumentadas pela inteligência artificial (IA).

Por vários anos, o Quadrante Mágico para Plataformas Analíticas e de Business Intelligence enfatizou o autoatendimento visual para usuários finais aumentado pela IA para fornecer insights automatizados. Embora este continue sendo um caso de uso significativo, o mercado de plataformas ABI precisará cada vez mais se concentrar nas necessidades do consumidor de conteúdo analítico e dos tomadores de decisão de negócios. Para conseguir isso, os insights automatizados devem ser relevantes no contexto dos objetivos, ações e fluxo de trabalho de um usuário.

Muitas plataformas estão adicionando recursos para que os usuários componham facilmente fluxos de trabalho e aplicativos de automação low-code ou no-code. Essa combinação de recursos está ajudando a expandir a visão de análise para além de simplesmente fornecer conjuntos de dados e apresentar painéis. As plataformas ABI de hoje podem fornecer insights contextualizados enriquecidos, redirecionar a atenção para os processos de tomada de decisão e, finalmente, tomar ações que agregarão valor aos negócios.

Além da crescente tendência de foco no design do consumidor, vemos outras tendências importantes do mercado, incluindo a necessidade de melhorar a governança da criação e disseminação de conteúdo analítico e a demanda por uma arquitetura aberta e sem cabeça. Por exemplo, uma plataforma ABI sem cabeça separaria o armazenamento de métricas da camada de apresentação front-end, permitindo mais interoperabilidade com produtos concorrentes.

A funcionalidade da plataforma ABI inclui os seguintes 12 recursos críticos, que foram atualizados para refletir as áreas de mudança de mercado, diferenciação e demanda do cliente:

  • Insights automatizados — Um atributo central da análise aumentada, é a capacidade de aplicar técnicas de aprendizado de máquina (ML) para gerar insights automaticamente para os usuários finais (por exemplo, identificando os atributos mais importantes em um conjunto de dados).
  • Catálogo do Google Analytics — Refere-se à capacidade do produto de exibir conteúdo analítico para facilitar a localização e o consumo. O catálogo é pesquisável e faz recomendações aos usuários.
  • Preparação de dados — A preparação de dados inclui suporte para arrastar e soltar, combinação orientada pelo usuário de dados de diferentes fontes e a criação de modelos analíticos (como medidas, conjuntos, grupos e hierarquias definidos pelo usuário).
  • Conectividade da fonte de dados — Os recursos de conectividade da fonte de dados permitem que os usuários se conectem e ingeram dados estruturados contidos em vários tipos de plataformas de armazenamento, tanto no local quanto na nuvem.
  • Data storytelling — Data storytelling é a capacidade de combinar visualização interativa de dados com técnicas narrativas para empacotar e fornecer insights em uma forma atraente e de fácil compreensão para apresentação aos tomadores de decisão.
  • Visualização de dados — A visualização de dados envolve suporte para painéis altamente interativos e exploração de dados por meio da manipulação de imagens de gráficos. Está incluída uma série de opções de visualização que vão além das de gráficos de pizza, barras e linhas, como mapas de calor e árvores, mapas geográficos, gráficos de dispersão e outros visuais para fins especiais.
  • Governança — os recursos de governança rastreiam o uso e gerenciam como as informações são compartilhadas e promovidas.
  • Consulta em linguagem natural — O recurso de consulta em linguagem natural (NLQ) permite que os usuários façam perguntas sobre os dados usando termos digitados em uma caixa de pesquisa ou falados.
  • Relatórios — O recurso de relatório fornece relatórios paginados com pixels perfeitos que podem ser agendados e interditados para uma grande comunidade de usuários.
  • Integração de ciência de dados — Recursos que permitem o desenvolvimento e a prototipagem aumentados de modelos de ciência de dados e aprendizado de máquina (DSML) componíveis por cientistas de dados cidadãos e cientistas de dados com integração no ecossistema mais amplo de ciência de dados e aprendizado de máquina.
  • Armazenamento de métricas — A capacidade de fornecer uma camada virtualizada que permite aos usuários criar e definir métricas como código, controlar essas métricas a partir de data warehouses e atender a todas as análises downstream, ciência de dados e aplicativos de negócios. Isso também inclui recursos como gerenciamento de metas.
  • Colaboração — A colaboração analítica é a aplicação de recursos de colaboração para fluxos de trabalho de análise para organizações que desejam fornecer um ambiente onde um amplo espectro de usuários possa coproduzir simultaneamente um projeto de análise.

O Gartner adicionou três novos recursos críticos como parte de nossos critérios de avaliação este ano: armazenamento de métricas, colaboração e integração de ciência de dados. Esses novos recursos retratam algumas das principais mudanças que os compradores esperam que seus fornecedores de plataforma ABI entreguem.

As plataformas ABI sempre foram sobre medição. Durante décadas, o fatiamento de medidas por seus atributos dimensionais foi sinônimo do ato de realizar business intelligence. No entanto, na última década, o foco em métricas e mensuração foi ofuscado pela visualização de dados. À medida que a visualização de dados se tornou a capacidade mais visível, alguns executivos de negócios começaram a confundir plataformas ABI com visualização de dados — como se as plataformas ABI fossem assistentes de gráficos glorificados. Esse equívoco minimiza grande parte do trabalho realizado e o valor comercial entregue pelas plataformas ABI. Estabelecer repositórios de métricas como uma capacidade crítica de execução deixa claro que definir e comunicar medidas de desempenho em toda a organização é um dos principais propósitos de uma plataforma ABI.

A colaboração analítica é uma combinação de muitos recursos (como integração com o Slack/Teams, estruturas de ação) que melhoram coletivamente a capacidade de uma organização de tomar decisões com consenso. A integração da ciência de dados reflete a probabilidade crescente de que um analista de negócios queira usar a ciência de dados para testar certas hipóteses, e que os cientistas de dados precisem aproveitar recursos como preparação de dados e visualização de dados.

Além disso, o Gartner está mudando “catálogos” para “catálogos analíticos” para enfatizar um conjunto de requisitos que não estão sendo atendidos pelos fornecedores de plataformas ABI atualmente. A maioria das grandes empresas tem milhares de relatórios criados em várias plataformas ABI, mas os consumidores dessas organizações não têm uma maneira fácil de acessar esses relatórios. A mudança de nome para catálogos analíticos reflete a necessidade de os fornecedores da plataforma ABI fornecerem conteúdo analítico com o consumidor em mente.

Três recursos críticos foram removidos de nossos critérios de avaliação: segurança, geração de linguagem natural (NLG; incorporada à narrativa de dados) e análise de nuvem (que não será mais considerada uma capacidade de plataforma, mas sim uma estratégia de entrada no mercado coberta no Quadrante Mágico). E um dos subcritérios de segurança, sobre a granularidade da autorização (por exemplo, segurança baseada em linha) foi movido para o recurso de relatório corporativo.

Pontos fortes e precauções do fornecedor

Alibaba Nuvem

Alibaba Cloud é um Challenger neste Quadrante Mágico. Ela compete principalmente no mercado da Ásia/Pacífico (APAC). O Alibaba Cloud é o maior provedor de plataforma de nuvem pública da região. Seu produto, Quick BI, oferece preparação de dados, descoberta de dados com base visual, painéis interativos e relatórios. A plataforma está disponível como uma opção SaaS rodando na infraestrutura do Alibaba Cloud. O Quick BI também oferece uma opção local no Apsara Stack Enterprise Edition e opções de análise incorporadas com o Alibaba Business Advisor e o Alibaba DingTalk.

O Quick BI estendeu seu roteiro de nuvem do Alibaba Cloud para suporte a várias nuvens que é compatível com Tencent Cloud, Microsoft Azure e Huawei Cloud. O Alibaba também está desenvolvendo sua rede de parcerias regionais. Por fim, em 2022, o Quick BI fez do DingTalk um de seus principais canais de vendas.Pontos fortes

  • Análise e colaboração orientadas para o local de trabalho digital: O Quick BI está bem integrado com vários aplicativos de local de trabalho digital, como Alibaba DingTalk, Tencent WeCom e Lark, que foram adotados massivamente na China. Com a implantação simples, os usuários podem acessar rapidamente os recursos de análise de BI rápido.
  • Análise componível: o Quick BI pode ser iniciado como uma ferramenta independente. Mas é bem conhecido como parte do portfólio LYDaaS do Alibaba (originalmente conhecido como Data Middle Office do Alibaba Cloud), que oferece recursos modulares e reutilizáveis de dados e análises (D&A) e fecha o ciclo de tarefas analíticas. Ele também pode ser incorporado em soluções SaaS baseadas em cenários fornecidas por parceiros para determinados casos de uso e setores.
  • Programa de alfabetização de dados: o Alibaba impulsiona o sucesso do cliente lançando programas para aprimorar seus usuários em alfabetização de dados, treinamento baseado em tarefas e conceder certificações. O programa é acoplado a incentivos que fornecem cupons para compensar o custo da licença e créditos de loja para a loja de comércio eletrônico do Alibaba Cloud .

Cuidados

  • Foco de investimento: Embora o Alibaba Cloud seja grande no tamanho geral da empresa, o Quick BI não é um foco estratégico em comparação com as linhas de produtos de DBMS e IA do fornecedor. A Quick BI R&D tem cerca de 100 funcionários, o que é significativamente menor do que o número de funcionários de outras grandes plataformas ABI de hiperscalers.
  • Ambiente complexo: O Quick BI opera principalmente na região Ásia/Pacífico. Além de competir com fornecedores globais, o Quick BI também está competindo com outros fornecedores conhecidos baseados na China, como FanRuan, Yonghong, SmartBI e Guandata.
  • Presença geográfica e menor impulso de mercado: o Alibaba Cloud está focado no mercado chinês, com uma base mínima instalada em outros lugares. Como uma oferta de SaaS, o Quick BI tem sido frequentemente empacotado na solução integrada LYDaaS (Data Middle Office) do fornecedor. Tem adoção limitada fora do ecossistema Alibaba.

Amazon Web Services

A Amazon Web Services (AWS) é um desafiante neste Quadrante Mágico. Seu Amazon QuickSight é amplamente vendido para o ecossistema de clientes da AWS. Muitos usuários são desenvolvedores de análise que fazem a criação baseada em código de relatórios paginados controlados centralmente. As APIs maduras e os kits de desenvolvimento de software (SDKs) do QuickSight atendem a casos de uso de análise incorporada, inclusive para fornecedores independentes de software. Suas operações são geograficamente diversificadas e sua Enterprise Edition atende clientes de todos os portes e indústrias verticais. Os clientes citam a força da integração com a pilha de dados e análises da AWS, escalabilidade, desempenho e um modelo de preços competitivo como principais razões para a adoção.

Em 2022, a AWS expandiu seus investimentos no serviço de BI em nuvem sem servidor, atraindo consumidores aumentados com histórias de dados e insights automatizados. Isso se baseia em seu lançamento de 2021 do QuickSight Q, seu recurso de consulta de linguagem natural alimentado por ML.Pontos fortes

  • Definição de preço competitiva: o Amazon QuickSight oferece flexibilidade de definição de preço para ajudar os clientes a evitar o provisionamento excessivo. Seu modelo de pagamento por uso se aplica quando os usuários acessam painéis ou relatórios. Com 30 centavos por sessão de 30 minutos, no máximo US$ 5 por usuário por mês, ou US$ 10 com Q habilitado, ele oferece acessibilidade. Sua arquitetura de nuvem sem servidor pode escalar implantações de alta simultaneidade com base no uso, em vez de recursos fixos, minimizando o planejamento e o gerenciamento onerosos de infraestrutura e capacidade.
  • Serviço de nuvem global integrado: a AWS é um dos maiores provedores de serviços de nuvem (CSPs) do mundo em receita e presença global. Fazer parte da pilha de D&A da AWS é um grande ponto forte para os clientes do QuickSight. Muitos arquitetos corporativos estão investindo em pilhas CSP e priorizando a integração na nuvem (por exemplo, Amazon Redshift, Athena, Elastic MapReduce) em detrimento da diferenciação competitiva de recursos analíticos.
  • A arquitetura sem servidor permite escala: o QuickSight fornece escalabilidade em volumes de usuários e simultaneidade para casos de uso complexos analíticos — sem que os clientes precisem se esforçar para adicionar mais servidores ou infraestrutura. A natureza elástica dessa arquitetura nativa da nuvem sem servidor ajuda os clientes do QuickSight durante a demanda sazonal e irregular a alocar e pagar apenas pela capacidade certa, para garantir a capacidade de resposta durante os horários de pico.

Cuidados

  • Ênfase limitada em recursos críticos emergentes: o QuickSight tem uma capacidade de catálogo de análise mais fraca em comparação com seus pares nesta pesquisa. Ele também fica para trás em certas áreas onde a interrupção do mercado está ocorrendo, como refletido em dois dos recursos críticos recém-introduzidos do Gartner de armazenamentos de métricas (independentes de conjuntos de dados) e colaboração.
  • Comentários sobre a experiência do cliente: os revisores do Gartner Peer Insight destacam três áreas de melhoria potencial para a experiência geral do cliente QuickSight: uma comunidade de usuários pares nascente, disponibilidade limitada de treinamento do usuário final e amplitude limitada de integradores e provedores de serviços terceirizados regionais (excluindo as próprias equipes ProServe da AWS).
  • Falta de ecossistema de aplicativos de negócios: a AWS não possui um ecossistema de aplicativos de negócios primário para compradores e usuários finais do Amazon QuickSight. Da mesma forma, suas ofertas de produtividade e colaboração pessoal recém-lançadas (Amazon WorkDocs) carecem de adoção significativa, ao contrário de ofertas semelhantes da Microsoft e do Google. Isso limita as oportunidades para os compradores do QuickSight impulsionarem a adoção do usuário corporativo e o apelo comparativo do Amazon QuickSight para os usuários finais.

Domo

Domo é um Desafiante neste Quadrante Mágico. Ele tem sido tradicionalmente preferido por usuários executivos de negócios, mas as inovações de produtos nos últimos anos o tornam uma opção popular para desenvolvedores analíticos, analistas de negócios e cientistas de dados.

A Domo conquistou um nicho forte no espaço de análise de marketing e agora também está ganhando força de organizações que não têm uma base robusta de data warehouse, especialmente na pequena e média empresa. Embora o Domo não seja uma solução completa, sua biblioteca de mais de 1.000 conectores nativos de dados e aplicativos, juntamente com sua pilha de dados e análises, permite um rápido tempo de valorização, acelerando o processo de ingestão, integração e transformação de dados.

Em 2022, a Domo introduziu o “Domo App Framework” para permitir que desenvolvedores cidadãos com um ambiente low-code incorporem conteúdo de BI em um fluxo de trabalho de processo de negócios e conduzam análises hipotéticas isolando variáveis específicas. Também em 2022, a Domo aprofundou sua integração com os espaços de trabalho do Jupyter, permitindo que os desenvolvedores publiquem modelos para produção com codificação mínima.Pontos fortes

  • Suporte multipersona: Em um mercado focado exclusivamente nas necessidades do analista de negócios, a Domo atendeu às necessidades do consumidor de conteúdo analítico. Agora suporta analistas, designers e desenvolvedores. O Magic ETL da Domo fornece excelentes recursos de preparação de dados, permitindo que os usuários de negócios se conectem, combinem e enriqueçam dados sem esforço. A estrutura de aplicativos da Domo oferece recursos low-code que permitem que desenvolvedores cidadãos conectem insights de dados a fluxos de trabalho de processos de negócios e realizem análises hipotéticas.
  • Dimensione com controle e segurança: o novo painel de gerenciamento no Domo Everywhere, a API JavaScript e o ambiente de análise incorporado da Domo, permite que as organizações definam direitos de acesso e publiquem conteúdo com segurança em milhares de assinantes, dentro e fora da organização, sem comprometer o controle, a segurança e a consistência.
  • Impulsionando a inovação: A Domo está entregando inovações bem recebidas nos novos recursos críticos adicionados este ano: colaboração, integração de ciência de dados e armazenamento de métricas. Além disso, a Domo atua fortemente com catálogos analíticos e preparação de dados.

Cuidados

  • Falta de canais de ecossistema de aplicativos mais amplos: a Domo enfrenta uma desvantagem competitiva em relação aos fornecedores de plataformas ABI que aproveitam a base instalada existente de seu próprio ecossistema de aplicativos e plataformas de nuvem. Alguns compradores priorizarão fornecedores de plataformas ABI que ofereçam sinergias com sua própria nuvem (AWS, Microsoft ou Google) e ecossistemas de aplicativos (Salesforce, Oracle ou SAP).
  • Presença geográfica limitada: como um fornecedor baseado em nuvem, a Domo conta com presença virtual para países além dos EUA, Japão, Reino Unido e Austrália. Os usuários devem considerar a adequação do suporte virtual ou baseado em nuvem versus uma presença no país.
  • Modelo de preços premium: Os preços da Domo ainda estão em alta em comparação com os provedores de nuvem de baixo custo. A Domo foi obrigada a se adaptar e lançar seu novo modelo de precificação pré-pago, que ainda está em estágios iniciais.
Bons Dados

GoodData é um jogador de nicho neste quadrante mágico. A GoodData encontrou um nicho forte em casos de uso em que os clientes estão interessados em criar e integrar um repositório de métricas como uma camada semântica universal em seu ambiente, usando uma abordagem sem cabeça fortemente alinhada com práticas maduras de DevOps. A abordagem da GoodData para “análise como código” é diferenciadora e oferece APIs e SDKs robustos para personalização front-end e integração com ferramentas de ciência de dados e ABI de terceiros e outros aplicativos.

As duas principais ofertas da GoodData, GoodData Cloud Native e GoodData Cloud (sua oferta SaaS), foram entregues e aprimoradas ao longo de 2022. Como uma empresa privada autofinanciada, a GoodData também atingiu um marco importante em 2022: a lucratividade. Isso sinaliza fortes fundamentos operacionais alinhados à crescente demanda no nicho de mercado a que se destina.Pontos fortes

  • Visão sem cabeça: A GoodData está dobrando a necessidade do mercado de ter um armazenamento centralizado de métricas para consistência das definições de métricas e mapeamento para os objetivos de negócios. Parcerias com empresas de pipeline de dados e integrações com outros fornecedores de ABI para push and pull de métricas permitem que a GoodData se posicione como um player neutro no mercado de lojas de métricas.
  • Componentes de composição: O modelo de negócios e os recursos da GoodData seguem o princípio de “análise como código” e atendem ao mercado de composição por meio da capacidade de integrar e alinhar o desenvolvimento de conteúdo analítico com o ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos. Essa abordagem permite que a GoodData ajude as equipes de análise a escalar as operações da cadeia de valor de dados quando a necessidade de automação e gerenciamento de versões aumentar.
  • Disponibilidade de recursos de terceiros: A GoodData se destaca pela disponibilidade de recursos de terceiros para implementação e sua capacidade de integração com aplicativos de terceiros, de acordo com o Gartner Peer Insights. Isso permite que a plataforma GoodData dimensione sua capacidade de oferecer suporte a casos de uso por meio de extensão na rede de parceiros e jogando bem dentro de um ecossistema de tecnologia.

Cuidados

  • Limitado compradores maduros: adotar uma abordagem de análise como código para dimensionar a inteligência dentro da organização pressupõe um alto nível de maturidade em engenharia de dados. Os potenciais compradores devem determinar se são maduros o suficiente para aproveitar ao máximo a oferta da GoodData.
  • Incerteza evolução das lojas de métricas: A GoodData se posicionou como uma inovadora líder em lojas de métricas. O cuidado aqui é que as métricas em geral serão um conceito fluido que evoluirá no curto e médio prazo. Vários fornecedores de análise estão iniciando esforços para criar seus próprios repositórios de métricas para centralização de métricas. Os compradores terão que tomar decisões sobre a escolha de tecnologias de lojas de métricas que sejam “neutras” ou adotar lojas de métricas fornecidas pelos maiores fornecedores de ABI e centralizar suas definições de métricas lá.
  • As implantações ABI tradicionais são limitadas: o GoodData é avaliado como abaixo da média em todos os recursos críticos, exceto para repositórios de métricas. É mais fraco no suporte a casos de uso ABI tradicionais em comparação com os concorrentes.

Google

O Google é um Challenger neste Quadrante Mágico. O Looker do Google Cloud é uma plataforma ABI arquitetada na nuvem que oferece análises altamente controladas, incluindo visualizações e painéis de autoatendimento, e uma camada de modelagem semântica baseada em LookML. O Looker Studio pode operar em uma capacidade de autoatendimento inteiramente por conta própria ou pode se conectar ao Looker se quiser utilizar a camada semântica para misturar dados governados e não governados. A plataforma de análise focada no desenvolvedor da Looker fornece uma estrutura colaborativa controlada por versão para criar BI interno e permitir que os clientes criem aplicativos.

Em 2022, o Google unificou a plataforma Looker para incluir Looker, Looker Studio (antigo Data Studio) e Looker incorporado com acesso de cidadão de primeira classe à camada semântica LookML. Além disso , o Google forneceu acesso direto ao Planilhas Google, Salesforce (Tableau) e Microsoft Power BI, ampliando o alcance de sua camada semântica governada.Pontos fortes

  • Camada semântica de autoatendimento governada: o Looker é criado em uma camada de modelagem semântica virtualizada (LookML) centrada no código e focada no desenvolvedor. O Google agora abriu o LookML para seu portfólio interno de ferramentas, incluindo o Looker Studio (antigo Data Studio) e o Google Sheets. Ele oferece conectividade nativa para Salesforce (Tableau) e Microsoft Power BI como uma camada semântica corporativa universal.
  • Suporte a decisões e recursos de fluxo de trabalho: o Looker inclui “blocos”, painéis pré-construídos e recursos de exploração de dados para várias verticais do setor. Os blocos são criados em modelos de dados LookML com base em dados de fontes dentro e fora do ambiente do Google Cloud Platform (GCP), inclusive aproveitando os recursos das APIs BigQuery ML e Vertex AI. O Looker então oferece “ações” como integrações para enviar dados ou instruções para ferramentas de terceiros.
  • Integração GCP: o Looker se beneficia da integração profunda com tecnologias de dados de código aberto fornecidas por meio do Google Cloud Platform mais amplo. Ferramentas como Dataproc, Dataprep e Composer fornecem aos engenheiros de dados os recursos nativos para processar dados, enquanto aumentam ainda mais o uso de Vertex AI, AutoML e BigQuery ML.

Cuidados

  • Foco no desenvolvedor/engenheiro de dados: em contraste com a modelagem visual de dados de arrastar e soltar dos concorrentes e análises avançadas, o Looker requer codificação para desenvolvedores e modeladores de dados. Embora os blocos pré-construídos visem dar suporte aos padrões analíticos da indústria, os padrões gerais de desenvolvimento subjacentes limitam a capacidade de analistas não técnicos contribuírem para a modelagem de dados analíticos.
  • Loop de modelagem analítica incompleta: A unificação do conjunto de ferramentas do Looker, especificamente o Looker Studio, traz recursos suportados para análise de autoatendimento que antes não eram possíveis apenas no Looker. No entanto, não há um caminho de desenvolvimento para incorporar os insights criados no Looker Studio ao modelo semântico mais amplo do Looker, dificultando que os usuários de autoatendimento promovam seu conteúdo analítico.
  • Aumento nativo limitado: os insights automatizados permanecem fracos em comparação com os concorrentes do Looker. Alguns recursos dessa categoria só estão disponíveis ao incorporar produtos do Google fora do Looker, como o BigQuery ML.

IBM

A IBM é uma Visionária neste Quadrante Mágico. O IBM Cognos Analytics com Watson oferece recursos principais consistentes em implementações híbridas, multicloud, públicas e locais. O Cognos Analytics on Cloud Pak for Data pode ser implantado na AWS, Azure, GCP e IBM Cloud. Os clientes podem optar por usá-lo em conjunto com a pilha conteinerizada de serviços D&A da IBM, incluindo armazenamento, virtualização de dados, refinaria de dados, catálogo de dados e serviços DSML.

Em 2022, a IBM adicionou o Analytics Content Hub, um novo recurso de plataforma que unifica os ativos de análise de uma organização de vários fornecedores, incluindo IBM, Microsoft, Salesforce e Google. Ao quebrar silos analíticos, os usuários podem acessar conteúdo de vários fornecedores de plataformas ABI. Além disso, a IBM fez várias melhorias em seus recursos aumentados, melhorando sua filtragem de entidade de tempo, previsão multivariada, biblioteca de séries temporais, geração de linguagem natural e pesquisa. Finalmente, a IBM construiu sua integração existente com o Slack adicionando integração com o Microsoft Teams. Os usuários agora podem compartilhar conteúdo no Teams a partir do Cognos e incorporar painéis e relatórios diretamente em seu ambiente do Teams.Pontos fortes

  • Oferta abrangente funções suportadas: A IBM é um dos poucos fornecedores que podem suportar relatórios corporativos, exploração visual controlada e de autoatendimento, preparação de dados de autoatendimento, análise aumentada e incorporação em uma única plataforma.
  • Opções de implementação flexíveis: A IBM oferece opções de implementação, incluindo local, SaaS, hospedado na IBM Cloud, “traga sua própria licença” para qualquer provedor de nuvem de terceiros e implementação com a plataforma IBM Cloud Pak for Data em contêiner.
  • Roteiro para aplicar análises em todos os lugares: a IBM oferece uma das poucas plataformas ABI para oferecer planejamento de cenários “e se?”, relatórios do Modo 1, modelos preditivos e previsão. Sua estratégia de vendas inclui a venda de Cognos e IBM Planning Analytics com Watson, juntamente com links para o portfólio mais amplo da IBM.

Cuidados

  • Diminuição da consciência do mercado: A IBM colocou um esforço significativo em seus amplos esforços de marketing de D&A e visão centrada no IBM Cloud Pak for Data. Embora a visão abranja a abertura e a convergência do mercado tecnologicamente, a mensagem não está ressoando com os avaliadores do mercado, com base em pesquisas do Gartner. O Cognos raramente aparece em listas de avaliação vistas pelo Gartner, a menos que a IBM já seja um fornecedor incumbente.
  • Falta de drivers de adoção de vendas: Apesar de ser um grande fornecedor com uma ampla oferta de D&A, a falta de um aplicativo de local de trabalho digital “uplift” (por exemplo, Google Workspace, Microsoft 365, Zoho Workplace) ou um “vento de cauda” de aplicativo corporativo (por exemplo, Oracle, Salesforce, SAP) limita os pontos de contato do IBM Cognos Analytics com organizações que podem investir na plataforma.
  • Preço versus alternativas de fornecedor de nuvem: o preço da licença de assinatura do Cognos por usuário por mês para novos clientes foi reduzido substancialmente, em linha com os preços de fornecedores ABI menores ou independentes. Embora o preço por usuário seja mais alto do que alguns outros grandes provedores de nuvem, isso pode ser compensado pelos recursos de ciclo de vida de análise de ponta a ponta que o Cognos oferece.

Incorta

Incorta é um Jogador de Nicho neste Quadrante Mágico. A principal proposta de valor da Incorta é sua capacidade de modelar rapidamente dados de aplicativos corporativos como SAP, Oracle, Salesforce e JD Edwards. Com a tecnologia Direct Data Mapping da Incorta, os clientes eliminam muitas etapas no processo de modelagem e extração, transformação e carregamento de dados (ETL). Os dados são ingeridos sem transformação em sua forma original, e as junções são inferidas a partir dos metadados. Além desse recurso de automação de data warehouse, o Incorta adiciona recursos de aquisição de dados, gerenciamento de dados e visualização/geração de relatórios de dados.

Em 2022, a Incorta apresentou o Marketplace — uma vitrine para aplicativos de dados e componentes de aplicativos para os quais parceiros e clientes podem contribuir. O fornecedor também expandiu sua lista de aplicativos de dados para os quais fornece conteúdo pré-criado. Além disso, a Incorta adicionou destinos de dados, que fornecem a capacidade de configurar sistemas de terceiros, como data lakes, data warehouses, sistemas de arquivos e outros bancos de dados para receber saídas de dados.Pontos fortes

  • Relatórios operacionais ágeis: os usuários corporativos podem começar com KPIs (indicadores chave de desempenho) de alto nível e detalhar até detalhes no nível da transação, emitir consultas ad hoc e alcançar áreas funcionais e fontes de dados. Isso é feito sem longos esforços de ETL e data warehouse.
  • Segurança e escalabilidade: o Incorta trabalha com bilhões de registros atualizados centenas de vezes por dia diretamente de aplicativos corporativos. A Incorta oferece uma plataforma única que pode começar no nível departamental, mas fornece o desempenho e a governança, incluindo segurança refinada, necessários para a adoção corporativa.Ao herdar privilégios de acesso a dados de aplicativos de origem, a TI pode eliminar riscos de conformidade e segurança relacionados a dados e permitir o acesso a dados para todos os usuários corporativos.
  • Forte apelo para clientes de baixa maturidade: O feedback dos clientes mostra que o Incorta tende a ser selecionado por organizações que não têm um alto grau de maturidade de dados e análises e que estão buscando um impulso rápido para seus recursos em grande parte derivados da automação do processo de criação de data warehouse.

Cuidados

  • Falta de funcionalidade para o consumidor aumentado: o Incorta não possui NLQ, insights automatizados e recursos de colaboração. Os clientes da Incorta precisarão contar com a integração com parceiros terceirizados para essas funcionalidades.
  • Concorrência de aplicativos analíticos empacotados: A maior parte dos negócios da Incorta vem da integração com grandes aplicativos corporativos. Cada vez mais, os fornecedores de aplicativos corporativos incorporarão plataformas de análise e BI totalmente abrangentes em seus aplicativos, reduzindo a demanda geral por uma plataforma de automação de data warehouse como a Incorta.
  • Falta de conhecimento do mercado: dados de pesquisa e pesquisa do Gartner, bem como uma revisão de anúncios de emprego em sites de terceiros, revelam um menor impulso para a Incorta em relação aos concorrentes. E quando eles se chocam com outras plataformas ABI, os clientes citam relatórios fortes, governança e conectividade de fonte de dados, mas principalmente avaliações abaixo da média para os outros recursos críticos.

A Microsoft

A Microsoft é líder neste Quadrante Mágico. Sua principal plataforma ABI, o Power BI, tem enorme alcance de mercado e impulso por meio da integração do Microsoft 365, Azure e Teams, preços flexíveis, funcionalidade bem acima da média e um roteiro de produto ambicioso.

Em 2022, a Microsoft adicionou um recurso de rastreamento de métricas que permite que as equipes alinhem suas metas e prioridades-chave em uma experiência visual colaborativa. Seu novo Premium Gen 2 aumenta o preço/desempenho e o valor por meio de seus recursos de escala automática. Finalmente, a Microsoft adicionou data marts low-code para facilitar o acesso a soluções de análise relacional gerenciadas por autoatendimento.Pontos fortes

  • Alinhamento com o Microsoft 365, Teams e Azure Synapse: A inclusão do Power BI no Microsoft 365 E5 forneceu um enorme canal para a disseminação da plataforma. Como muitos clientes recorrem ao Teams para colaboração de trabalho remoto, a capacidade de acessar o Power BI e, agora, “Metas” na mesma interface do Teams é uma integração atraente para usuários corporativos. O alinhamento do Power BI e do Azure Synapse aborda várias personas e casos de uso de D&A.
  • Combinação de preço/valor: o serviço do Power BI agora tem uma oferta por usuário para atrair organizações menores com 300 ou menos funcionários. Grandes organizações ainda podem optar pela opção por capacidade, que tende a ser mais econômica com mais usuários. A Microsoft não usa uma estratégia de venda cruzada para aumentar a receita por cliente, como a maioria dos fornecedores de plataformas ABI.
  • Portfólio de energia e ambição de produto: a Microsoft tem uma visão clara para a utilização cruzada do Power BI, Power Apps e Power Automate para gerar valor comercial. O Power Apps pode ser incorporado em painéis do Power BI ou pode acessar conjuntos de dados do Power BI. Os fluxos do Power Automate podem ser construídos para executar várias ações com base nos dados. Serviços alimentados por IA, como análise de texto, sentimento e imagem, estão disponíveis no Power BI Premium.

Cuidados

  • Governança da criação e publicação de conteúdo: o Gartner recebe um número crescente de consultas de clientes do Power BI que lutam para controlar o processo de criação e publicação de conteúdo analítico.Os clientes expressam preocupação com várias maneiras de realizar a maioria das tarefas, como modelar dados ou promover conteúdo. Por exemplo, as tarefas de modelagem de dados podem ser feitas com conjuntos de dados, data marts, dataflows e Dataverse. Com o baixo custo e a fácil configuração, as implantações do Power BI tendem a proliferar e é difícil impor práticas de governança padrão.
  • Arquitetura aberta e sem cabeça limitadaembora a maioria dos clientes de serviço do Power BI aprecie a forte integração da arquitetura da Microsoft, há uma demanda crescente para ver mais interoperabilidade entre plataformas de BI competitivas. Em particular, como um catálogo de análise e um repositório de métricas, muitos clientes do Power BI gostariam de ver uma integração mais aberta e sem cabeça com produtos competitivos para a Microsoft.
  • Azure como a única opção de implantação: a Microsoft não oferece aos clientes a flexibilidade de escolher uma oferta de IaaS na nuvem. Embora a conectividade de dados permita cenários de nuvem híbrida e multicloud, seu serviço do Power BI é executado apenas no Azure. No entanto, os clientes que utilizam o Azure podem aproveitar o alcance global e os recursos de multigeografia oferecidos pela plataforma de nuvem da Microsoft.

MicroEstratégia

A MicroStrategy é um Desafiante neste Quadrante Mágico. A MicroStrategy se destaca em escalabilidade, capacidade de gerenciamento e governança. Ele oferece funcionalidade avançada de BI e relatórios, incluindo hyperIntelligence, que usa um gráfico semântico para identificar dinamicamente insights predefinidos em aplicativos existentes. A MicroStrategy tem ampla presença geográfica, presente em 37 países, e lançou em 2022 um novo centro de excelência tecnológica na Argentina.

Em 2022, a MicroStrategy se tornou autorizada pela FedRAMP, permitindo que ela forneça serviços gerenciados para agências governamentais nos EUA, um de seus principais focos verticais para 2023. Até 27 de dezembro de 2022, havia investido US$ 4,03 bilhões para adquirir 132,500 mil bitcoins. Embora a MicroStrategy tenha resistido a uma queda significativa no preço do Bitcoin em 2021, os extensos investimentos em Bitcoin continuam sendo uma preocupação para alguns clientes e prospectos da MicroStrategy.Pontos fortes

  • Estabilidade do produto integrado: A MicroStrategy não adquire bases de código. Todos os novos empreendimentos são construídos organicamente. Isso leva a um código mais estável e com menos bugs, especialmente em comparação com concorrentes que preenchem lacunas de produtos com aquisições.
  • Plataforma aberta: à medida que as empresas inevitavelmente fazem investimentos que abrangem várias pilhas de aplicativos de nuvem e de negócios, a MicroStrategy se destaca como um dos poucos fornecedores que realmente prioriza a implantação e a interoperabilidade de conectividade de dados. Sua interoperabilidade é reforçada por uma forte arquitetura de consulta direta.
  • Relatórios e governança corporativos: a MicroStrategy é altamente avaliada por seus recursos de governança e relatórios. A combinação desses dois recursos, juntamente com sua reputação de escalabilidade e segurança, é um grande impulsionador para os compradores corporativos.

Cuidados

  • Ausência de dados ou ecossistema de aplicativos circundantes: Grande parte do impulso no mercado de plataformas ABI ainda vem da mudança para a implantação em ecossistemas de nuvem, bem como para aplicativos de negócios baseados em nuvem. Embora a plataforma da MicroStrategy seja oferecida como um serviço na AWS e no Microsoft Azure e interaja bem com outras tecnologias de nuvem, as soluções ABI de propriedade de megafornecedores de aplicativos de nuvem e de negócios têm uma vantagem de entrada no mercado.
  • Recursos de análise aumentados: Embora o MicroStrategy Insights tenha sido lançado em 2022, sinalizando que a MicroStrategy entende que essa deve ser uma área de foco de investimento, seus recursos ainda estão atrás da maioria de seus concorrentes no fornecimento de insights automatizados e NLG.
  • Falta de diferenciação do produto: Apesar de oferecer excelentes recursos de relatórios corporativos, pode não ser suficiente para se diferenciar da concorrência acirrada à medida que o mercado se move em direção à experiência aumentada do consumidor. Tradicionalmente, a MicroStrategy tem sido avaliada como um dos principais fornecedores em todos os recursos críticos. Nos últimos anos, apenas suas capacidades empresariais estão atraindo o mesmo nível de elogio.

Oráculo

Oráculo é um Visionário neste Quadrante Mágico. O Oracle Analytics Cloud (OAC) é sua principal plataforma ABI. Enquanto outros provedores de serviços em nuvem ganham reconhecimento por seu software de produtividade, a Oracle é reconhecida por sua liderança em gerenciamento de banco de dados e aplicativos de negócios abrangentes em nuvem. O Oracle Analytics Cloud fornece conteúdo OAC pré-criado para quase todos os aplicativos de negócios Oracle como parte fundamental de sua estratégia de entrada no mercado. Também está reduzindo o tempo de retorno para os clientes fornecerem análises avançadas, incluindo 17 modelos de ciência de dados pré-construídos.

Em 2022, a Oracle demonstrou visão de ponta com novos recursos inovadores, incluindo capacidade de composição, estruturas de ação e um avatar humano realista apresentando notícias analíticas. Seu roteiro mostra um investimento significativo em conectividade externa para aplicativos populares como ServiceNow, Mailchimp, SurveyMonkey e Yelp.Pontos fortes

  • D&A de nuvem empresarial: A Oracle oferece uma solução de nuvem de ponta a ponta, incluindo infraestrutura, gerenciamento de dados, análise e aplicativos analíticos, com data centers em regiões de nuvem globalmente. Além disso, o Oracle Fusion Analytics oferece integração nativa e ações de circuito fechado para o ERP da Oracle, gerenciamento de capital humano, cadeia de suprimentos e produtos NetSuite, tornando-o uma excelente opção para usuários de aplicativos de negócios Oracle.
  • Recursos aumentados em todo o processo: a Oracle aprimorou seus já fortes recursos de análise aumentada aprimorando seus recursos de narrativa de dados. Isso avança ainda mais seus recursos integrados de análise de gráficos, como subgráficos, caminho mais curto e page rank, além de melhorar a explicabilidade dos modelos de ML gerados. A Oracle está comprometida em expandir o uso de OAC para usuários menos técnicos, demonstrado por sua visão de ponta para o futuro da análise de consumidores de negócios. O OAC também é a única plataforma no mercado a suportar NLQ em 28 idiomas.
  • Gerenciamento abrangente de dados: a Oracle oferece uma visão poderosa e coesa dos dados para seus clientes e todas as personas em todo o continuum de D&A. Usando técnicas de ML e tecnologia baseadas na plataforma OCI subjacente, o DBMS é capaz de ajustar, corrigir e atualizar a si mesmo para fornecer segurança mais forte. Os clientes que investem em produtos Oracle em todo o pipeline de D&A verão esforços reduzidos no gerenciamento e integração de dados.

Cuidados

  • Impulso em um mercado concorrido: a Oracle não é considerada tão frequentemente quanto os líderes neste Quadrante Mágico em avaliações competitivas conhecidas pelo Gartner. Os benefícios da Oracle são menos óbvios quando os usuários não investem em seu ecossistema de aplicativos de negócios. Muitas vezes é negligenciado para novos projetos fora de sua base de clientes existente.
  • Centrado em aplicativos Oracle: Embora o OAC possa acessar qualquer fonte de dados, seus aplicativos analíticos empacotados (Fusion Analytics Warehouse e NetSuite Analytics Warehouse) estão apenas começando a funcionar com provedores de aplicativos corporativos que não são da Oracle. Por exemplo, em 2022, a Oracle forneceu um conector direto ao Salesforce para consultas em tempo real para armazenar dados em cache no OAC.
  • Preços: Os preços da Oracle podem ser rígidos e alguns aspectos serão inegociáveis. Isso não é incomum para fornecedores muito grandes. A Oracle priorizou seus investimentos em nuvem adequadamente, mas o licenciamento local pode ser um ponto problemático para muitos clientes, pois eles veem um aumento contínuo nos preços e nos custos de suporte. Os clientes locais podem aproveitar a opção Bring Your Own License (BYOL) da Oracle para obter mais flexibilidade e migrar para a nuvem em seu próprio ritmo.

Análise de pirâmide

A Pyramid Analytics é uma Visionária neste Quadrante Mágico. A Pyramid oferece um pacote integrado para ABI moderna em todo o ciclo de vida dos dados, pronto para uso. O design de “fábrica” da Pyramid é sustentado pela preparação de dados baseada em ML e disputa de dados, até a descoberta e compartilhamento de dados por meio de painéis e relatórios gerados pelo usuário de negócios em um ambiente low-code/no-code. O Pyramid é totalmente baseado em navegador e independente de plataforma de nuvem, permitindo hospedagem na AWS, Azure, GCP, Oracle Cloud ou Alibaba.

Em 2022, a Pyramid apresentou o Tabulate, um aplicativo que traz ampla funcionalidade de planilha e recursos de modelagem de negócios para o processo de desenvolvimento de painéis e relatórios, permitindo que os usuários incorporem essas planilhas como parte de implantações analíticas. Também novidade em 2022, o mecanismo de plug-in Solve da Pyramid permite que analistas de negócios e desenvolvedores analíticos realizem modelagem de decisão e otimização prescritiva. Os insights desenvolvidos no Solve podem ser facilmente compartilhados com outros usuários para tomar decisões de negócios ideais.Pontos fortes

  • Acessibilidade para usuários não técnicos: como um ambiente sem código baseado em navegador, a Pyramid oferece seu conjunto completo de recursos de preparação, modelagem, descoberta e implantação de dados para usuários não técnicos na empresa. A incorporação do Tabulate abre um recurso para usuários que desejam incluir e aumentar recursos mais tradicionais semelhantes a planilhas.
  • Análise aumentada em sua essência: juntamente com uma bancada de trabalho abrangente de ciência de dados, os recursos básicos de DSML são nativos para os estágios de preparação de dados do desenvolvimento de modelos. O Solve fornece recursos para fornecer análises prescritivas: o recurso “Explicar a diferença” aproveita a IA para identificar os fatores que contribuem significativamente entre vários pontos dentro do modelo de dados.
  • Investimento na construção de comunidades: O investimento da Pyramid em seu conselho consultivo de clientes e centro de aprendizado parece ter ajudado no crescimento da comunidade de usuários, como evidenciado por seu crescimento no engajamento social e digital e crescimento geral de membros da comunidade ao longo de 2022.

Cuidados

  • Falta de conscientização do mercado: Embora a Pyramid tenha começado a ver melhorias no mercado e aumentos na cobertura da mídia, ela continua a experimentar uma falta de conscientização entre os consumidores que procuram soluções ABI low-code/no-code, e o Gartner raramente a vê na lista de pré-selecionados.
  • Menos foco em recursos centrados no desenvolvedor: a Pyramid concentra sua interface e processos em usuários não técnicos ou aqueles que procuram um ambiente low-code/no-code, mas opções high-code também existem na plataforma. As organizações com práticas de desenvolvimento focadas em código existentes podem achar as adaptações aos processos de desenvolvimento desafiadoras.
  • Interoperabilidade limitada de catálogos e enriquecimento do usuário: com a necessidade de catálogos de análise crescendo, a Pyramid não possui recursos significativos para se integrar a ferramentas de catálogo de terceiros. Os recursos dos usuários para enriquecer o catálogo nativo da Pirâmide estão focados em artefatos de relatório e painel com vinculação mínima aos componentes de dados relacionados.

Qlik

A Qlik é líder neste Quadrante Mágico. Seu principal produto no mercado de plataformas de análise e BI é o Qlik Sense Enterprise SaaS, que inclui Qlik Sense, Qlik AutoML e Qlik Application Automation. A Qlik também vende o Qlik Sense como um produto gerenciado pelo cliente que pode ser implantado no local ou na própria nuvem do cliente. No entanto, o Qlik Sense Client-Managed não é empacotado com o Qlik AutoML ou o Qlik Application Automation. A Qlik é um fornecedor independente da nuvem e tem o mais alto nível de parceria para cada um dos três principais provedores de serviços de nuvem (AWS, Microsoft e Google), juntamente com parcerias com a Databricks e a Snowflake.

Em 2022, a Qlik integrou sua aquisição da Big Squid para criar o Qlik AutoML, que fornece previsão automática, clustering e análise de drivers chave para cientistas de dados cidadãos. A Qlik também forneceu o Augmented Authoring, que cria painéis gerados por IA com entradas de linguagem natural e layouts de painel automatizados.Pontos fortes

  • Análise composta: a API aberta da Qlik em combinação com sua automação de aplicativos permite a integração da análise com os processos de negócios. O Analytics pode ser incorporado a aplicativos de negócios. A automação de aplicativos aproveita uma abordagem visual sem código para montar rapidamente fluxos automatizados que podem ser agendados ou orientados por eventos.
  • Recursos abrangentes de dados e análises: por meio de aquisições e desenvolvimento orgânico, a Qlik criou um conjunto abrangente de tecnologias para dar suporte a várias personas de negócios, incluindo engenheiros de dados cidadãos, cientistas de dados cidadãos, analistas de negócios e desenvolvedores de análises.
  • Independente da nuvem: Muitos mercados estão enfrentando interrupções de fornecedores de nuvem que estão tornando fácil e econômico para seus clientes estender seu investimento em infraestrutura de nuvem para sua pilha de software de aplicativo totalmente integrada. No entanto, algumas organizações se preocupam com o bloqueio de fornecedores de seu provedor de nuvem e, consequentemente, valorizam um fornecedor independente da nuvem como a Qlik.

Cuidados

  • Ausência de dados ou ecossistema de aplicativos circundantes: Grande parte do impulso no mercado de plataformas ABI ainda vem da mudança para a implantação em ecossistemas de nuvem, bem como para aplicativos de negócios baseados em nuvem. Embora o Qlik Sense seja oferecido como um serviço e interaja bem com outras tecnologias de nuvem, as soluções ABI de propriedade de megafornecedores de aplicativos de nuvem e negócios têm uma vantagem de entrada no mercado.
  • Priorizando a integração de dados: seu recente anúncio de intenção de compra da Talend, outro provedor líder de integração de dados, aumenta ainda mais o compromisso da Qlik com a integração de dados e, consequentemente, reduz o tempo que ela tem para se concentrar no espaço de análise. Embora a integração da Big Squid da Qlik tenha ido bem, ela está fazendo muitas aquisições, o que aumenta a carga de integração de produtos.
  • Complexidade do licenciamento de produtos: embora a maioria de seus concorrentes diretos ofereça uma licença de consumidor ou visualizador de baixo custo, a Qlik não. Às vezes, esse preço mais alto é negado em contratos de licença empresarial, mas nem sempre. Os clientes do Qlik Sense também podem optar pela opção baseada em tempo que oferece total interatividade. No entanto, essa opção pode ser cara para usuários de visualização frequentes, e é mais difícil orçar com base em padrões de consumo imprevisíveis.

Salesforce (Tableau)

A Tableau, uma empresa Salesforce, é líder neste Quadrante Mágico. Seus produtos são focados principalmente na exploração baseada em recursos visuais que permite aos usuários de negócios acessar, preparar, analisar e apresentar descobertas em seus dados. O CRM Analytics, antigo Tableau CRM, fornece recursos de análise aprimorados para analistas e cientistas de dados cidadãos. O Tableau tem operações globais e atende clientes de todos os tamanhos.

Em 2022, a Tableau reforçou sua visão aumentada do consumidor para fornecer insights contextualizados com integração mais profunda com o Salesforce Data Cloud. A TI também melhorou a inteligência de decisões ao trazer insights com reconhecimento de domínio para a ação com o Revenue Intelligence e outros aplicativos nativos do Salesforce. O design extensível e as integrações da plataforma x (Salesforce Flow, MuleSoft, UiPath e Looker) permitem ainda mais análises componíveis para trazer insights para o fluxo de trabalho com agilidade.Pontos fortes

  • Tableau como habilidade: o Tableau criou uma enorme comunidade de desenvolvedores de análise visual que influencia as decisões de compra da ABI. Sua comunidade de usuários se tornou um forte centro de autoaprendizado para impulsionar a adoção de ferramentas, melhorando seu ímpeto de mercado ao exigir cada vez mais habilidades do Tableau do mercado de talentos.
  • Posição agnóstica e flexível: embora adquirida pela Salesforce, a Tableau continua sendo uma opção mais independente de nuvem, fonte de dados e aplicativos em comparação com alguns de seus concorrentes. Os usuários ainda podem usar a versão local com pouca diferença da versão em nuvem. Atualmente, as organizações ainda usam uma abordagem de portfólio para criar as soluções de análise, e o Tableau tem melhor capacidade de composição em um ecossistema de D&A mais amplo com parceria tecnológica.
  • Experiência analítica: o mecanismo proprietário do VizQL fica no centro de todo o fluxo de trabalho de análise do Tableau, fornecendo uma experiência de análise visual ideal enquanto mais recursos de análise aumentados são incorporados à plataforma. O produto centrado no usuário melhora a colaboração multipersona dentro da ferramenta, expandindo a adoção da ferramenta por mais usuários corporativos.

Cuidados

  • Impulso do mercado e preocupações com suporte: Embora ainda esteja mostrando forte impulso de mercado, o Tableau teve um crescimento de receita mais lento recentemente. E os clientes estão compartilhando preocupações sobre as recentes demissões. Além disso, a pontualidade de algumas funções de suporte continua a ser um problema, particularmente para os clientes do Suporte Padrão, alguns dos quais se sentem obrigados a comprar o complemento Suporte Premium para receber suporte adequado.
  • Inovação centrada no Salesforce: alguns dos recursos emergentes do Tableau, incluindo CRM Analytics e Data Cloud, foram projetados para integração com o Salesforce. Alguns clientes expressaram preocupações sobre não aproveitar ao máximo a plataforma combinada se não mudarem para o Salesforce. Alternativamente, eles precisarão gastar mais para obter os recursos que pertencem às outras linhas de produtos.
  • Atender clientes locais: o Tableau tem um grande número de clientes locais que usam o desktop e o servidor do Tableau. Com a aquisição da Salesforce, o portfólio de produtos tem uma direção clara para ser cloud-first ou mesmo cloud-only, alinhando-se com a estratégia geral de produtos da Salesforce. Essa mudança pode afetar os clientes existentes que não têm planos de migrar para a nuvem em breve.
SEIVA

A SAP é uma Visionária neste Quadrante Mágico. O SAP Analytics Cloud é uma plataforma multilocatária nativa da nuvem com um amplo conjunto de recursos de visualização de dados, relatórios e análises aumentadas. Ele unifica a análise e o planejamento empresarial para criar processos de ponta a ponta, desde insights até ações de negócios. No último ano, o SAP Analytics Cloud aumentou significativamente seu ímpeto de mercado, conforme medido pela consulta de clientes do Gartner, pesquisas e Gartner for Peer Insights.

Em 2022, a SAP melhorou seus recursos de relatórios, narrativa de dados e desenvolvedores analíticos para otimizar a experiência do usuário (UX) para desenvolvedores de análise cidadã, analistas de negócios e consumidores de relatórios. Os recursos de codificação low-code e avançados dos aplicativos de análise oferecem aplicativos de análise componíveis para linhas de negócios (LOBs). Ele aprimorou os recursos de modelagem e integração de dados, especialmente para aproveitar todo o contexto dos ecossistemas de dados e aplicativos SAP.Pontos fortes

  • Integração e conectividade de dados SAP: O SAP Analytics Cloud oferece conectividade nativa perfeita para aplicativos corporativos SAP, incluindo SAP S/4HANA, SAP SuccessFactors e SAP Ariba. A integração de dados predefinidos e os modelos de dados podem ser aproveitados diretamente com base em fontes de dados SAP. O SAP Analytics Cloud consulta diretamente os recursos locais do SAP (SAP BusinessObjects Universe, SAP Business Warehouse e SAP HANA) para obter dados em tempo real. A profunda integração com o SAP Datasphere também enriquece seus recursos de conectividade.
  • Recursos aumentados e análise de ciclo fechado: o SAP Analytics Cloud permite simulação hipotética, previsão preditiva e análise de influenciadores importantes. Ele abrange o processo de análise e planejamento de ciclo fechado para finalizar decisões e ações de negócios. Essas funcionalidades integradas de planejamento, análise e previsão a diferenciam da concorrência.
  • Aceleradores de análise para aplicativos de negócios SAP: o SAP Analytics Cloud faz parte de um portfólio de D&A mais amplo que inclui o SAP Datasphere e oferece conteúdo de negócios pré-criado para vários setores e linhas de negócios on-line. Ele inclui modelos de dados, histórias de dados e visualizações, modelos para agendas do SAP Digital Boardroom e orientação sobre o uso de fontes de dados SAP.

Cuidados

  • Recursos médios do produto : o SAP Analytics Cloud é avaliado como médio entre todos os fornecedores para recursos críticos do produto. Embora seja consistente de caso de uso para caso de uso, ele realmente não se destaca em nenhum caso de uso. Os clientes devem avaliar cuidadosamente as capacidades de seus produtos para garantir o cumprimento funcional.
  • Adoção limitada fora do ecossistema SAPo SAP Analytics Cloud vende predominantemente para seus clientes de aplicativos de negócios existentes e base instalada de BI legado. Os clientes sem um aplicativo ou ecossistema de dados centrado no SAP raramente selecionam o SAP Analytics Cloud, com base em conversas com clientes por meio do serviço de consulta do Gartner.
  • Implantações somente na nuvem: o SAP Analytics Cloud é uma plataforma nativa da nuvem pública (embora possa consultar dados locais e oferecer locatários privados). Os clientes que buscam uma implantação de nuvem local ou privada precisariam aproveitar o SAP BusinessObjects BI e oferecer suporte ao SAP Analytics Cloud e sua funcionalidade de catálogo de análises e conector Universe para uma experiência de implantação híbrida completa. O SAP Analytics Cloud e o SAP BusinessObjects BI têm roteiros, suporte e cronogramas de manutenção diferentes.

SAS

SAS é um Visionário neste Quadrante Mágico. O SAS Visual Analytics é um componente do portfólio de ponta a ponta do SAS, oferecendo preparação de dados visuais e aumentados, soluções ABI, DSML e IA.

Em 2022, o SAS Visual Analytics ampliou sua integração com o Microsoft Azure, lançando ações de publicação e pontuação de modelos no Databricks, que também está disponível na AWS. O SAS Embedded Process for Spark sessão contínua com Databricks ou com Synapse permite ações start-and-stop. Outros recursos foram aprimorados, como objetos de pizza geográfica, insights atípicos e uma nova biblioteca de componentes de conteúdo adicionada ao SDK do SAS Viya para facilitar a navegação de conteúdo em páginas da Web personalizadas ou aplicativos Web.Pontos fortes

  • Plataforma unificada: o SAS oferece uma visão de produto atraente para que os clientes preparem seus dados, analisem-nos visualmente e criem, operacionalizem e gerenciem modelos de ciência de dados, ML e IA em uma experiência de design aumentada. Além disso, com o Visual Analytics, o SAS é um dos poucos fornecedores neste Quadrante Mágico a oferecer suporte à análise de texto nativamente em um produto principal.
  • Visualização de dados líder de mercado e insights automatizados: O SAS Visual Analytics continua a liderar o mercado com notas altas para visualização de dados, interatividade, variedade de estilos de visualização suportados, mapeamento geográfico, suporte para bibliotecas de gráficos e animação de séries temporais. Ele fornece um conjunto abrangente de recursos de insights automatizados para detecção de outliers, análise de drivers importantes, clustering e previsão de séries temporais.
  • Alcance global com soluções para o setor: A SAS é uma das maiores fornecedoras privadas de software, com presença física em 47 países e um ecossistema global de integradores de sistemas. O SAS Visual Analytics forma a base para a maioria do extenso portfólio de soluções do setor da SAS.

Cuidados

  • Adoção limitada: com base em consultas do Gartner, pesquisas sobre Gartner.com e feedback sobre o Gartner Peer Insights, o SAS Visual Analytics tem visto tração limitada no mercado. A falta de um grande aplicativo de negócios ou ecossistema de nuvem pública não lhe dá uma enorme base instalada para vender. No entanto, com o lançamento do SAS Viya no mercado Microsoft Azure, o SAS ganha uma nova base instalada para vender.
  • Preço empacotado: o SAS Visual Analytics normalmente é empacotado como parte de uma compra de software maior de outros produtos SAS. O SAS reduziu substancialmente o preço do SAS Visual Analytics para torná-lo mais competitivo. Embora o SAS ofereça preços de itens de linha, é difícil para os clientes saber quanto estão pagando pelo SAS Visual Analytics em comparação com outros produtos SAS. E fazer parte de um grande pacote de software faz com que o SAS Visual Analytics pareça mais caro quando não é vendido como um serviço independente.
  • Consulta limitada em linguagem natural: A plataforma está atrasada em relação ao mercado em NLQ. Ele não tem suporte para um formato de perguntas e respostas, sinônimos, raciocínio espacial e temporal, recursos de digitação antecipada e sugestões. Outros cuidados de UX incluem um recurso de personalização fraco e uma caixa de bate-papo não nativa. As sugestões inteligentes são delegadas aos designers de conversação, mas não são incorporadas.

Sisense

Sisense é um Visionário neste Quadrante Mágico. A Sisense é um dos únicos fornecedores não hiperdimensionadores que pode oferecer suporte igualmente a análises aumentadas de autoatendimento e casos de uso incorporados em um ambiente de nuvem híbrida. Seus investimentos em produtos apoiam o aumento da demanda por análises incorporadas. As ofertas atuais da plataforma são Sisense Fusion Analytics, Sisense Fusion Embed e Sisense Infusion Apps. As opções de implantação do Sisense Fusion abrangem tanto o auto-hospedado quanto o SaaS ou o Sisense Cloud usando locação única e múltipla e a mesma base de código para consistência. 2022 sinalizou uma mudança crucial de interesse nas implantações do Sisense Cloud, impulsionado tanto pelo aumento do apelo do mercado intermediário quanto pela demanda corporativa por hospedagem.Pontos fortes

  • Forte oferta incorporadaEm 2022, a Sisense continuou o impulso do investimento em recursos incorporados para oferecer suporte a casos de uso incorporados, adicionando integrações para o Microsoft Office 365. Também firmou seus recursos para análises aumentadas, especialmente em insights automatizados e NLQ.
  • Princípios de DevOps-first: Para atender às necessidades da persona do desenvolvedor e integrar inteligência em aplicativos, a Sisense forneceu integração Git nativa para DevOps no Sisense Fusion. Isso une engenharia de dados, tarefas de desenvolvimento de análise e desenvolvimento de aplicativos em um fluxo de trabalho consistente de gerenciamento de versão, com acesso granular em nível de arquivo possível por meio dos recursos do servidor Git.
  • Velocidade da inovação: No passado, a Sisense foi pioneira na integração de serviços de aumento em sua plataforma, incluindo serviços de terceiros como Alexa e NLG. No início de 2023, a Sisense anunciou sua integração com o ChatGPT, que é aplicado principalmente para permitir a automação da preparação de dados e geração de código para desenvolvedores que trabalham naplataforma.

Cuidados

  • Integração de lojas de métricas: Osuporte e/ou integração da loja M etrics está se tornando um recurso essencial, com base no feedback do comprador e no comportamento de outros fornecedores. No entanto, o Sisense não oferece um armazenamento de métricas, o que limita sua capacidade de ingerir métricas ou enviar definições de métricas para repositórios centralizados para uso upstream ou downstream.
  • Falta um ecossistema de dados ou aplicativos ao redor: Muito do impulso no mercado de plataformas ABI vem da mudança para a implantação em ecossistemas de nuvem, bem como para aplicativos de negócios baseados em nuvem. Embora o Sisense seja oferecido como um serviço e interaja bem com outras tecnologias de nuvem, as soluções ABI de propriedade de megafornecedores de aplicativos de nuvem e negócios têm uma vantagem de entrada no mercado.
  • Apoio da comunidadeA Sisense tem se concentrado no desenvolvimento de sua comunidade de usuários de prática. Esses esforços resultaram em um aumento de 450% no número de membros da comunidade. No entanto, com base nas pontuações agregadas do Gartner Peer Insights para suporte da comunidade, o Sisense ainda está abaixo da média no suporte da comunidade em comparação com seus pares.

Télio

Tellius é um Visionário neste Quadrante Mágico. Ele oferece recursos para consumidores, analistas e cientistas de dados cidadãos. O Tellius fornece insights usando suas interfaces “O quê?”, “Por quê?” e “Como?”. Os insights “O quê?” são derivados usando uma interface de pesquisa NLQ. A interface “Por quê?” exibe automaticamente os principais drivers e tendências ocultos. A interface “Como?” identifica os segmentos subjacentes e permite que os tomadores de decisão ajam.

Em 2022, a Tellius introduziu o Multi-Business View Vizpads (MBV Vizpads) que permitem aos usuários realizar análises em fontes de dados com colunas comuns sem se juntar a elas. A Tellius também introduziu cálculos de participação de mercado específicos do setor diretamente de sua interface de pesquisa para bens de consumo embalados e clientes farmacêuticos.Pontos fortes

  • Rápido tempo de insight com NLQ e insights automatizados: o Tellius é uma plataforma NLQ first. Ele fornece recursos robustos de perguntas e respostas, incluindo aprender com o comportamento do usuário e fornecer insights contextualizados. A pesquisa em linguagem natural do Tellius é multilíngue e vem pré-treinada com sinônimos comuns. O Tellius é altamente avaliado para recursos de insights automatizados, como análise de drivers chave, detecção de outliers e clustering.
  • Desempenho e escalabilidade: o Tellius oferece suporte ao dimensionamento automático para gerenciar a carga de trabalho e o consumo. Ele pode lidar com consultas ad hoc, bem como cargas de trabalho de IA/ML. A Tellius utiliza o Apache Spark para processamento de dados. O Tellius é construído em arquitetura baseada em microsserviços, em que cada serviço pode ser dimensionado independentemente.
  • Suporte a várias pessoas: o Tellius automatiza os principais aspectos do fluxo de trabalho de análise, o que permite que os usuários de negócios obtenham insights mais rápidos. Além disso, ele oferece suporte a cientistas de dados cidadãos e cientistas de dados por meio de recursos de AutoML guiados e pode escrever códigos Python para criar modelos preditivos.

Cuidados

  • Falta de impulso do mercado: Gartner Peer Insights, dados de pesquisa gartner.com e consulta de clientes revelam menor impulso de mercado para a Tellius em comparação com outros fornecedores no mercado. As análises de insights do Gartner Peer também mencionam que os usuários mais novos inicialmente acham complexo compreender todos os recursos da plataforma.
  • Lacunas de produto: O Tellius fornece funcionalidades robustas de NLQ e insights automatizados, mas não se concentra em recursos de narrativa de dados, como suporte a infográficos, apresentações de slides conectadas e permitindo que os usuários controlem a verbosidade, detalhes ou tom das histórias de dados. Ele não permite que os usuários publiquem e compartilhem métricas, nem se integra a plataformas DSML para acessar recursos nessas fontes.
  • Estratégia geográfica emergenteA Tellius está sediada nos EUA, com três centros de suporte nos EUA e um na Índia, juntamente com uma presença de engenharia na região da APAC. Embora a Tellius tenha clientes distribuídos nas Américas, Europa e Ásia, os clientes em potencial devem avaliar cuidadosamente a capacidade da Tellius de fornecer suporte global.

PensamentoSpot

ThoughtSpot é um Visionário neste Quadrante Mágico. Os clientes da ThoughtSpot frequentemente citam sua UX amigável ao consumidor, sua capacidade de lidar com análises complexas e sua escalabilidade para analisar grandes conjuntos de dados como razões para a compra. A experiência de pesquisa da ThoughtSpot indexa e classifica os modelos de dados, metadados e cada valor de dados, permitindo que o software guie o usuário para insights mais granulares. O SpotIQ — o recurso de insight automatizado da ThoughtSpot — monitora continuamente os dados para aprender a produzir insights mais personalizados. Notavelmente, a ThoughtSpot executa suas cargas de trabalho de pesquisa e insights automatizados por meio de consultas diretas de bancos de dados para minimizar a movimentação de dados.

Em 2022, a ThoughtSpot mirou equipes e organizações menores com um modelo de preços baseado no consumo. Outras inovações recentes incluem a integração sem código com seu novo parceiro dbt Labs, a integração do Sync (antigo SeekWell) para enviar insights para aplicativos de negócios de terceiros e um plug-in da Web gratuito para o Planilhas Google.Pontos fortes

  • Reconhecimento de mercadoA visão prospectiva da ThoughtSpot culminou em seu amplo reconhecimento como uma plataforma de análise aumentada, como visto em sua lista de pré-selecionados pela maioria dos usuários de serviços de consulta do Gartner ao priorizar consumidores aumentados e recursos de NLQ de consulta direta.
  • Oferta de produtos centrada no consumidor aumentada: a estratégia de produtos da ThoughtSpot oferece aos compradores uma visão sólida para análises aumentadas. Ele permite que consumidores de análise menos alfabetizados em dados monitorem KPIs por meio da personalização baseada em ML. Ele fornece insights automatizados dos modos de descoberta centrados na pesquisa SpotIQ e NLQ, que aprendem ao longo do tempo com base no uso e no feedback, e incluem recursos de gamificação e recursos de narrativa de dados.
  • Estratégia de oferta de produtos incorporados: o ThoughtSpot Everywhere adota a visão de capacidade de composição para desenvolvedores de análise, permitindo o Live Analytics de consulta direta em escala em uma pilha de dados moderna e governada (dbt, Alation, Matillion, Fivetran, plug-in de aplicativo nativo do Google Big Query e Marketplace e AWS Marketplace). Seu playground de desenvolvedor aberto e low-code, exemplos do CodeSpot e recursos de traga seu próprio modelo permitem que os desenvolvedores criemaplicativos analíticos personalizados.

Cuidados

  • Estreitando a diferenciação globalA ThoughtSpot emergiu como uma visionária inovadora, guiando o mercado do que se tornou a análise de autoatendimento visual “tradicional” para uma nova visão de uma plataforma de análise aumentada. No entanto, vários fornecedores também estão investindo pesadamente em recursos de IA e linguagem natural. Com o tempo, pode ser um desafio para a ThoughtSpot manter essa diferenciação.
  • Como um jogo puro, a ThoughtSpot carece de uma solução completa de pilha de D&A: embora se integre bem com os principais fornecedores da pilha de dados em nuvem, como Snowflake, dbt e Databricks, a ThoughtSpot não tem seu próprio ecossistema de aplicativos de negócios ou plataforma de nuvem para vender. À medida que a indústria se move para os ciclos de lançamento de software mais rápidos que o SaaS fornece, algumas empresas estão priorizando a integração de pilha em vez da diferenciação funcional.
  • Base menor de clientes instalados: A ThoughtSpot construiu um negócio sólido nos últimos anos, adicionando várias conquistas importantes de clientes. Continua a apresentar crescimento, mas sua base instalada de clientes não é tão grande quanto a dos fornecedores do quadrante Líderes.

TIBCO Software

TIBCO Software é um Visionário neste Quadrante Mágico. O TIBCO Spotfire combina exploração visual e ciência de dados, com forte suporte para streaming, incluindo a capacidade de combinar dados estáticos e em tempo real. Ele também pode executar modelos preditivos em dados de streaming. O Spotfire também fornece 45 funções de dados pré-criadas para usuários corporativos realizarem análises avançadas.

Em 2022, o TIBCO Spotfire introduziu “ações”, uma funcionalidade sem código para acionar fluxos de trabalho em aplicativos locais e na nuvem. Ele também continuou a construir mais de 25 Mods desenvolvidos pela comunidade, que são visualizações personalizadas usadas para criar aplicativos específicos de domínio. Além disso, a TIBCO fortaleceu sua capacidade de gerenciamento de modelos, permitindo que os clientes pontuassem e monitorassem o desempenho de modelos de ciência de dados pré-treinados em um ambiente de análise visual.Pontos fortes

  • Suporte para cientistas de dados e cientistas de dados cidadãos: O Spotfire pode se integrar ao R e ao Python, fornecer explicabilidade para modelos gerados automaticamente e permitir a construção de modelos guiados por meio do TIBCO. Através do TIBCO ModelOps, ele permite que os usuários monitorem e governem o desempenho do modelo.
  • Flexibilidade de implantação e dimensionamento automático: a plataforma Spotfire pode ser implantada em qualquer lugar no local ou na nuvem. O Spotfire foi projetado para ser totalmente independente da nuvem, incluindo opções híbridas e multicloud. O Spotfire também é dimensionado automaticamente com base em métricas independentes.
  • Aplicativos de domínio pré-construídos: o Spotfire oferece suporte a aceleradores de soluções pré-construídos para casos de uso específicos do setor, como acelerador de preços dinâmicos, acelerador de interoperabilidade de assistência médica, acelerador de cadeia de suprimentos contínua e muito mais. Além disso, os usuários do Spotfire podem criar e implantar visualizações personalizadas, conhecidas como Spotfire Visualization Mods; Spotfire Data Functions que realizam qualquer tipo de gerenciamento de dados ou cálculo de ciência de dados; e as recém-introduzidas Spotfire Actions que invocam ações externas em centenas de outros sistemas a partir de uma análise Spotfire.

Cuidados

  • Impulso de mercado limitado: A TIBCO tem um impulso geral relativamente menor em comparação com outros fornecedores no mercado, possivelmente devido à sua longevidade em mercados atendidos por parceiros especializados, como PerkinElmer (farmacêutica, Schlumberger (energia), Change Healthcare (saúde) e PDF Solutions (manufatura). O Gartner recebe relativamente poucas consultas de clientes sobre o Spotfire.
  • Curva de aprendizado íngreme: Embora o Spotfire seja bastante rico em recursos, o Gartner Peer Insights revela que o Spotfire não é fácil de aprender, oferecendo menos orientação para novos usuários. O treinamento e o suporte limitados do usuário final parecem ser um ponto problemático para um número significativo de usuários, de acordo com o Gartner Peer Insights.
  • Lacunas de recursos do produto: O TIBCO Spotfire tem recursos fracos de consulta em linguagem natural. Ele não fornece sugestões de digitação antecipada ou pré-digitação em linha para os usuários. Além disso, não há aprendizado com as ações de busca do usuário e a interação com o conteúdo. O Spotfire tem alguns recursos de narrativa de dados, mas mais automação desse processo poderia ser fornecida.

Zoho

Zoho é um jogador de nicho neste Quadrante Mágico. O Zoho Analytics é focado principalmente na preparação de dados, visualização de dados e seu mercado de aplicativos analíticos pré-construídos para analistas de negócios. Suas operações são geograficamente diversificadas e seus clientes tendem a ser pequenas e médias empresas.

Em 2022, a Zoho melhorou sua capacidade de composição introduzindo uma arquitetura de microsserviços conectável para implantações de nuvem pública e conectividade de fonte de dados, permitindo a conexão em tempo real com todas as fontes, incluindo aplicativos de negócios SaaS populares.Pontos fortes

  • Análise de negócios unificada: os usuários podem integrar dados de uma ampla variedade de aplicativos LOB. O Zoho Analytics vem com centenas de relatórios e painéis pré-criados específicos do domínio. O recurso de combinação inteligente de dados permite que os usuários combinem dados automaticamente em aplicativos LOB para oferecer insights de negócios de ponta a ponta.
  • Visão de análise componível: o Zoho Analytics tem uma arquitetura de microsserviços conectável que permite que os compradores usem seus próprios serviços ao implantar em provedores de nuvem preferenciais, incluindo AWS, Microsoft e Google. A abordagem de mercado permite que os usuários com experiência low-code/no-code montem os componentes essenciais a partir de conteúdo pré-construído rico, como análise de comércio eletrônico usando o Shopify.
  • Oportunidades do Zoho: A Zoho tem 80 milhões de usuários SaaS existentes, acelerando a adoção do Zoho Analytics com o efeito de plataforma. As organizações podem comprar qualquer aplicativo Zoho e integrar-se ao Zoho Analytics com facilidade. Em particular, a Zoho está bem posicionada para permitir que os usuários passem de relatórios e análises para a verdadeira inteligência de decisão. Isso se deve à integração com aplicativos de negócios, bem como à força da Zoho na colaboração, um dos três novos recursos críticos adicionados este ano.

Cuidados

  • Lacunas de capacidade do produto: Muitos dos recursos do produto da Zoho são avaliados abaixo da média de 20 fornecedores avaliados nesta pesquisa do Quadrante Mágico. No entanto, ele tem um cronograma contínuo de lançamento de produtos, com mais de 70 atualizações de produtos em 2022.
  • Momento do mercado: a Zoho tem um impulso menor em comparação com outras no espaço com base em anúncios de emprego, pesquisa de gartner.com e dados de volume de consultas do Gartner. Ele tem apenas três centros de suporte globalmente específicos para o Zoho Analytics. No entanto, ele tem outros centros de suporte globais para todo o pacote de produtos Zoho, que inclui o Zoho Analytics.
  • Falta de análises avançadas: o Zoho Analytics foi projetado principalmente para analistas de negócios de autoatendimento. Ele tem a visão de oferecer suporte a casos de uso de análise avançada, incluindo o uso de análise aumentada ou integração com ferramentas de ciência de dados.

Fornecedores adicionados e descartados

Revisamos e ajustamos nossos critérios de inclusão para Quadrantes Mágicos à medida que os mercados mudam. Como resultado desses ajustes, o mix de fornecedores em qualquer Quadrante Mágico pode mudar ao longo do tempo. A aparição de um fornecedor em um Quadrante Mágico em um ano e não no próximo não indica necessariamente que mudamos nossa opinião sobre esse fornecedor. Pode ser reflexo de uma mudança no mercado e, portanto, mudança de critérios de avaliação, ou de uma mudança de foco por parte daquele fornecedor.

Adicionado

A GoodData atendeu aos critérios de inclusão para 2022 e foi adicionada.

Deixou cair

Com base no índice de impulso do mercado, a Yellowfin não entrou na lista dos 20 fornecedores incluídos.

Critérios de Inclusão e Exclusão

Para se qualificar para a inclusão neste Quadrante Mágico, os fornecedores tinham que atender a ambos os seguintes critérios:

  • Ofereça um produto de software disponível para o público em geral que atenda à definição do Gartner de uma plataforma ABI:
  • As plataformas de análise e business intelligence permitem que usuários menos técnicos, incluindo pessoas de negócios, modelem, analisem, explorem, compartilhem e gerenciem dados e colaborem e compartilhem descobertas, habilitadas pela TI e aumentadas pela IA. Opcionalmente, pode incluir a capacidade de criar, modificar ou enriquecer um modelo semântico, incluindo regras de negócios.
  • Esteja entre as 20 principais organizações no índice de impulso de mercado definido pelo Gartner para este Quadrante Mágico. As entradas de dados usadas para calcular o momento do mercado da plataforma ABI incluíram um conjunto equilibrado de medidas:
    • Dados de tendências e volume de pesquisa e consulta de clientes do Gartner.
    • Volume de anúncios de emprego especificando a plataforma ABI no TalentNeuron e em uma variedade de sites de emprego nos EUA, Europa e China.
    • Frequência de menções como concorrente de outros fornecedores de plataformas ABI em avaliações no fórum Peer Insights do Gartner durante o ano que termina em julho de 2022.
    • Comunidades de mídia social e tendências gerais.

De acordo com a metodologia do Quadrante Mágico do Gartner, o número de fornecedores cobertos é limitado a 20. Há muitos outros fornecedores de plataformas ABI que não são abordados nesta pesquisa.

Menções Honrosas

Os fornecedores mencionados abaixo ou foram apresentados na edição de 2022 deste Quadrante Mágico ou têm um impulso que pode torná-los de interesse para organizações que olham além dos fornecedores cobertos no Quadrante Mágico atual. A lista a seguir, que não inclui todos os fornecedores notáveis ausentes deste Quadrante Mágico, está em ordem alfabética:

  • AibleA Aible fornecevários produtos, incluindo Sense, Explore e Optimize, para usar IA para automatizar tarefas de engenharia de dados, análise de dados e ciência de dados. A Aible garante que os dados sejam de qualidade suficiente para gerar insights, descobrir padrões nos dados e fazer recomendações.
  • RespostaRocket. A AnswerRocket oferece uma plataforma de análise aumentada para exploração de dados, análise e descoberta de insights. Ele permite que os usuários monitorem as principais métricas, identifiquem drivers de desempenho e detectem problemas críticos em segundos. A versão mais recente da AnswerRocket aproveita a tecnologia ChatGPT da OpenAI para permitir a análise conversacional em dados proprietários.
  • AtScale. O AtScale fornece uma plataforma de camada semântica que conecta consumidores de dados usando ferramentas comuns de BI com ativos de dados gerenciados em plataformas de dados em nuvem. O AtScale também fornece um utilitário de modelagem de dados que permite que as equipes de dados criem modelos semânticos, métricas de design e dimensões conformes que são publicadas em um repositório de métricas acessível a partir de plataformas de BI.
  • Tábua. A diretoria se diferencia por fornecer uma plataforma de planejamento inteligente (análise e planejamento e análise financeira) que suporta os processos de negócios de forma mais completa do que os fornecedores de produtos ABI concorrentes almejam.
  • FanRuan. A FanRuan é um dos maiores fornecedores de ABI na China, onde seu produto tradicional de BI centrado em relatórios, o FineReport, é amplamente utilizado. Seu novo produto FineBI oferece BI de autoatendimento e orientado visualmente por meio de um modelo de implantação local.
  • Infor. O Infor Birst é uma plataforma completa de data warehouse, relatórios e visualização criada para a nuvem. O Birst integra-se aos aplicativos ERP da Infor com filtragem e fluxos de trabalho sensíveis ao contexto.

Critérios de avaliação

Os critérios de Capacidade de Execução usados neste Quadrante Mágico são os seguintes (para as fontes de informação que informaram as avaliações do Gartner usando esses critérios, consulte a seção Evidências):

  • Produto ou Serviço: Este critério avalia o quão competitivo e bem-sucedido é o produto da plataforma ABI de um fornecedor em relação às áreas de capacidade crítica, à luz da resposta de RFP do fornecedor e do envio de vídeo.
  • Viabilidade Geral: Este critério diz respeito à situação financeira e ao modelo da organização em relação à ABI. Também leva em conta as opiniões dos clientes atuais e potenciais sobre a provável relevância futura do fornecedor.
  • Execução/precificação de vendas: Este critério abrange as capacidades do fornecedor nas atividades de vendas. Inclui a avaliação geral e a negociação/flexibilidade do contrato com um fornecedor, bem como o valor que o cliente recebe.
  • Capacidade de resposta/registro do mercado: Este critério aborda até que ponto um fornecedor tem impulso e sucesso no mercado mundial usando um conjunto equilibrado de medidas.
  • Experiência do cliente: Este critério diz respeito à experiência do cliente de trabalhar com um fornecedor após uma compra. Os fatores incluem a disponibilidade de recursos de terceiros de qualidade (como integradores e provedores de serviços), a qualidade e a disponibilidade do treinamento do usuário final e a qualidade da comunidade de usuários pares.
  • Operações: Este critério diz respeito ao quão bem um fornecedor oferece suporte a seus clientes e quão livre de problemas seu software está.

Os critérios de Completude da Visão usados neste Quadrante Mágico são os seguintes (para as fontes de informação que informaram as avaliações do Gartner usando esses critérios, consulte a seção Evidências):

  • Compreensão do mercado: Este critério diz respeito ao quão alinhado um fornecedor está com as necessidades em mudança dos compradores analíticos e quão amplamente seus clientes usam recursos recentes e emergentes.
  • Estratégia de Marketing: Este critério considera se um fornecedor tem um conjunto claro de mensagens que comunicam seu valor e diferenciação no mercado de plataforma ABI, e se esse fornecedor está gerando consciência de sua diferenciação.
  • Estratégia de vendas: Este critério diz respeito à extensão em que a abordagem de vendas de um fornecedor se beneficia de uma gama de opções e drivers que incentivam os clientes a avaliar sua plataforma ABI.
  • Estratégia de oferta (produto): o Gartner avalia a capacidade de um fornecedor de apoiar as principais tendências que criarão valor comercial no futuro. Os produtos e funções existentes e planejados que contribuem para essas tendências são considerados na pontuação de cada fornecedor para esse critério, com base em seu roteiro apresentado.
  • Estratégia vertical/setorial: esse critério avalia o quão bem um fornecedor pode atender às necessidades de vários setores por meio de modelos ou conteúdo de dados e análises empacotados.
  • Inovação: esse critério mede até que ponto um fornecedor está investindo e fornecendo recursos exclusivos. Ele considera se um fornecedor está definindo padrões de inovação que outros estão emulando.
  • Estratégia Geográfica: Este critério considera o quão bem representado um fornecedor está em todo o mundo.

Descrições dos Quadrantes

Líderes

Os líderes demonstram uma sólida compreensão das principais capacidades do produto e do compromisso com o sucesso do cliente que os compradores neste mercado exigem. Eles combinam essa compreensão e compromisso com um modelo de preços facilmente compreensível e atraente que suporta prova de valor, compras incrementais e escala empresarial. As decisões de compra são tomadas, ou pelo menos fortemente influenciadas, por usuários de negócios que exigem produtos fáceis de comprar e usar. Eles exigem que esses produtos ofereçam um valor comercial claro e permitam o uso de análises poderosas por aqueles com conhecimento técnico limitado e sem envolvimento inicial do departamento de TI ou de especialistas técnicos. Em um mercado em rápida evolução e com inovação constante, os líderes não se concentram apenas na execução atual. Cada um também garante que tem um roteiro robusto para solidificar sua posição como líder de mercado e, assim, ajudar a proteger os investimentos dos compradores.

Desafiantes

Os desafiantes estão bem posicionados para ter sucesso neste mercado. No entanto, eles podem ser limitados a casos de uso específicos, ambientes técnicos ou domínios de aplicativos. Sua visão pode ser prejudicada pela falta de uma estratégia coordenada entre vários produtos em seu portfólio. Alternativamente, eles podem ficar aquém dos Líderes em termos de marketing eficaz, canais de vendas, presença geográfica, conteúdo específico do setor e inovação.

Visionários

Os visionários têm uma visão forte ou diferenciada para entregar uma plataforma ABI moderna. Eles oferecem funcionalidade profunda nas áreas que abordam. No entanto, eles podem ter lacunas quando se trata de atender a requisitos de funcionalidade mais amplos ou podem ter pontuações mais baixas para experiência do cliente, operações e execução de vendas. Os visionários são líderes de pensamento e inovadores, mas podem estar sem escala, ou pode haver preocupações sobre sua capacidade de crescer e ainda executar de forma consistente.

Jogadores de nicho

Os players de nicho se saem bem em um domínio específico (setor, vertical ou caso de uso), ou são bons em atender às necessidades de ABI das organizações que usam uma pilha de nuvem específica. Mas eles podem ter capacidade limitada de superar outros fornecedores em termos de inovação ou desempenho. Eles podem se concentrar em um domínio ou aspecto específico do mercado de plataformas ABI, mas carecem de funcionalidade profunda em outros lugares. Como alternativa, eles podem ter uma plataforma ABI razoavelmente ampla, mas recursos limitados de implementação e suporte ou bases de clientes relativamente limitadas (em apenas uma região ou setor específico, por exemplo).

Contexto

Este Quadrante Mágico avalia as capacidades dos fornecedores com base em sua execução em 2022 e planos de desenvolvimento futuros. Como os fornecedores e o mercado estão evoluindo, as avaliações podem ser válidas para apenas um ponto no tempo.

Os leitores não devem usar este Quadrante Mágico isoladamente como uma ferramenta para selecionar fornecedores e produtos. Eles devem tratá-lo como um ponto de referência entre os muitos necessários para identificar o fornecedor e o produto mais adequados. Ao selecionar uma plataforma, eles devem usar esse Quadrante Mágico em combinação com Recursos Críticos para Plataformas de Análise e Business Intelligence. Também recomendamos o uso do serviço de consulta de clientes do Gartner.

Os leitores não devem atribuir suas próprias definições de Completude da Visão ou Capacidade de Execução a este Quadrante Mágico (muitas vezes as igualam incorretamente à visão do produto e à participação de mercado, respectivamente). A metodologia do Quadrante Mágico usa uma série de critérios para determinar a posição de um fornecedor, conforme mostrado pela seção Critérios de avaliação acima.

Visão Geral do Mercado

Os ecossistemas de dados e análises na nuvem continuam a impulsionar os gastos. Todos, exceto um dos sete fornecedores de serviços de plataforma e infraestrutura de nuvem de hiperescala, têm uma oferta no mercado de plataformas ABI, diretamente ou por meio de uma subsidiária adquirida (consulte Quadrante Mágico para Serviços de Infraestrutura e Plataforma de Nuvem). 

A presença dos principais provedores de aplicativos de ERP e CRM em nuvem também influencia as considerações de seleção da plataforma ABI. Por um lado, o sourcing liderado pela nuvem cria preocupações inevitáveis sobre o bloqueio e os custos imprevistos do portfólio de dados e análises. Por outro, os provedores de serviços de nuvem aceitam a importância da abertura em suas pilhas de software e a importância crescente das abordagens “multicloud”, pelas quais as organizações executam aplicativos em, e através de, várias ofertas de nuvem.

Atualmente, um fornecedor — a Microsoft — domina o mercado em termos de adoção pelo usuário. O crescimento maciço do serviço de nuvem Microsoft Power BI continuou, alimentado em grande parte pela agregação deste produto com o Office 365 (no nível de licença E5) a um preço muito reduzido. A crescente integração do Power BI com o Microsoft Teams impulsiona ainda mais o crescimento, dada a importância do trabalho remoto.

Os fornecedores de análise dedicados e especializados no mercado de plataformas ABI estão usando sua independência dos grandes provedores de nuvem como diferenciais competitivos em relação aos grandes players de nuvem, jogando com as preocupações de bloqueio dos clientes. Uma abordagem de flanco é abrir produtos anteriormente fechados, a fim de minimizar a concorrência com ferramentas ABI onipresentes. Outra é focar em encontrar segmentos de mercado específicos e adequar as ofertas às suas necessidades.

A proliferação de recursos de análise aumentada está colocando os mercados de ABI e ciência de dados e plataformas de ML em rota de colisão. As plataformas ABI incluem cada vez mais funcionalidades para executar tarefas aumentadas de ciência de dados e ML, com modelos preditivos sendo executados “nos bastidores” e insights “surgindo” dentro do fluxo de processo ABI. As plataformas de ciência de dados e ML, por sua vez, apresentam cada vez mais recursos aprimorados de transformação e descoberta de dados, como visualização de dados, que são tradicionalmente mais característicos das plataformas ABI (consulte o Guia de Mercado para Análise Aumentada).

O mercado está em constante evolução, com muitas plataformas adicionando recursos para analistas/desenvolvedores cidadãos comporem facilmente fluxos de trabalho e aplicativos de automação low-code ou no-code. Essa combinação de recursos está ajudando a expandir a visão de análise além de simplesmente fornecer conjuntos de dados e apresentar painéis para fornecer insights contextualizados enriquecidos. Isso redirecionou a atenção para os processos de tomada de decisão e, em última análise, para a tomada de ações que agreguem valor aos negócios (consulte o Guia de Mercado para Análise Incorporada).

Evidência

A análise do Gartner neste Quadrante Mágico é baseada em fontes que incluem:

  • Opiniões dos analistas do Gartner sobre os fornecedores.
  • Percepções dos clientes sobre os pontos fortes e desafios dos fornecedores, extraídas de consultas relacionadas à ABI recebidas pelo Gartner
  • Dados do Gartner Peer Insights (veja abaixo)
  • Um questionário preenchido pelos fornecedores sobre seus negócios
  • Briefings de fornecedores cobrindo diferenciação, casos de uso de clientes e roteiros de produtos
  • Um extenso questionário de RFP perguntando como cada fornecedor fornece os recursos específicos que compõem os 12 recursos críticos definidos para este mercado
  • Demonstrações em vídeo de como os produtos da plataforma ABI dos fornecedores lidam com os 12 recursos críticos
  • Dados de origem externa sobre o momento do mercado (anúncios de emprego, vídeos na web e assim por diante)

Insights de pares do Gartner

As análises do Gartner Peer Insights foram consideradas para métricas relacionadas às operações (serviço e suporte e qualidade do suporte técnico), experiência do cliente (disponibilidade de recursos de terceiros, qualidade/disponibilidade do treinamento do usuário final e experiência geral), experiência de vendas (preços e negociação de contratos), capacidade de resposta do mercado (valor recebido) e compreensão do mercado (compreensão das necessidades do cliente). Consideramos avaliações de produtos modernos da plataforma ABI postadas de 26 de dezembro de 2021 a 26 de dezembro de 2022.

1 A exceção, a fornecedora chinesa Tencent Cloud, investiu na Yonghong Tech e oferece sua plataforma Yonghong BI em uma base OEM.

Definições dos critérios de avaliação

Capacidade de Execução

Produto/Serviço: Principais bens e serviços oferecidos pelo fornecedor para o mercado definido. Isso inclui os recursos atuais do produto/serviço, qualidade, conjuntos de recursos, habilidades e assim por diante, sejam oferecidos nativamente ou por meio de acordos/parcerias OEM, conforme definido na definição de mercado e detalhado nos subcritérios.

Viabilidade geral: A viabilidade inclui uma avaliação da saúde financeira geral da organização, o sucesso financeiro e prático da unidade de negócios e a probabilidade de que a unidade de negócios individual continue investindo no produto, continue oferecendo o produto e avance o estado da arte dentro do portfólio de produtos da organização.

Execução/Precificação de Vendas: As capacidades do fornecedor em todas as atividades de pré-venda e a estrutura que as suporta. Isso inclui gerenciamento de negócios, preços e negociação, suporte pré-venda e a eficácia geral do canal de vendas.

Capacidade de resposta/registro do mercado: Capacidade de responder, mudar de direção, ser flexível e alcançar o sucesso competitivo à medida que as oportunidades se desenvolvem, os concorrentes agem, as necessidades dos clientes evoluem e a dinâmica do mercado muda. Esse critério também considera o histórico de capacidade de resposta do fornecedor.

Execução de Marketing: A clareza, qualidade, criatividade e eficácia de programas projetados para entregar a mensagem da organização para influenciar o mercado, promover a marca e o negócio, aumentar a conscientização dos produtos e estabelecer uma identificação positiva com o produto/marca e organização na mente dos compradores. Esse “compartilhamento mental” pode ser impulsionado por uma combinação de publicidade, iniciativas promocionais, liderança de pensamento, boca a boca e atividades de vendas.

Customer Experience: Relacionamentos, produtos e serviços/programas que possibilitam ao cliente o sucesso com os produtos avaliados. Especificamente, isso inclui as maneiras como os clientes recebem suporte técnico ou suporte de conta. Isso também pode incluir ferramentas auxiliares, programas de suporte ao cliente (e a qualidade deles), disponibilidade de grupos de usuários, contratos de nível de serviço e assim por diante.

Operações: Capacidade da organização de cumprir suas metas e compromissos. Os fatores incluem a qualidade da estrutura organizacional, incluindo habilidades, experiências, programas, sistemas e outros veículos que permitem que a organização opere de forma eficaz e eficiente em uma base contínua.

Completude da Visão

Entendimento de mercado: Capacidade do vendedor de entender os desejos e necessidades dos compradores e traduzi-los em produtos e serviços. Os fornecedores que mostram o mais alto grau de visão ouvem e entendem os desejos e necessidades dos compradores, e podem moldá-los ou aprimorá-los com sua visão adicional.

Estratégia de Marketing: Um conjunto claro e diferenciado de mensagens comunicadas de forma consistente em toda a organização e externalizadas através do site, publicidade, programas de clientes e declarações de posicionamento.

Estratégia de Vendas: A estratégia de venda de produtos que utiliza a rede apropriada de afiliados de vendas diretas e indiretas, marketing, serviço e comunicação que ampliam o escopo e a profundidade do alcance de mercado, habilidades, expertise, tecnologias, serviços e a base de clientes.

Estratégia de Oferta (Produto): A abordagem do fornecedor para o desenvolvimento e entrega de produtos que enfatiza a diferenciação, funcionalidade, metodologia e conjuntos de recursos à medida que mapeiam para os requisitos atuais e futuros.

Modelo de Negócio: A solidez e a lógica da proposta de negócio subjacente do fornecedor.

Estratégia Vertical/Setorial: Estratégia do fornecedor para direcionar recursos, habilidades e ofertas para atender às necessidades específicas de segmentos de mercado individuais, incluindo mercados verticais.

Inovação: Layouts diretos, relacionados, complementares e sinérgicos de recursos, expertise ou capital para fins de investimento, consolidação, defensivo ou preventivo.

Estratégia Geográfica: Estratégia do fornecedor para direcionar recursos, habilidades e ofertas para atender às necessidades específicas de geografias fora da “casa” ou geografia nativa, diretamente ou por meio de parceiros, canais e subsidiárias, conforme apropriado para essa geografia e mercado.

Publicado em 5 de abril de 2023 – ID G00768632 – 64 min de leitura

Por Kurt Schlegel, Julian Sun David Pidsley, Anirudh Ganeshan, Fay Fei, Aura Popa, Radu Miclaus, Edgar Macari, Kevin Quinn, Cristóvão Longo

Fonte: Gartner

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Última atualização: 19/07/2023.

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